Presos do Distrito Federal poderão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) vai aumentar o número de policiais penais nos presídios do DF para garantir a realização da prova, que será aplicada nos dias 9 e 16 de janeiro.
De acordo com a Seape, esta será a primeira vez que o órgão vai assumir toda a logística necessária para a realização dos exames nas unidades prisionais, garantindo o cumprimento de todas as diretrizes repassadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Ainda segundo a pasta, aproximadamente 1,5 mil detentos em processo de reeducação estão inscritos na atual edição do Enem. A Seape também divulgou que, para garantir a segurança tanto dos candidatos quanto daqueles que vão aplicar as provas, haverá uma ação integrada de policiais das unidades de plantão, dos núcleos de ensino, da Gerência de Saúde, da Gerência de Políticas Penitenciárias da Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIP) e da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE).
Durante a realização das provas, que vão ser aplicadas em todas as unidades prisionais do Distrito Federal, todas as medidas sanitárias de prevenção à covid-19 e influenza serão adotadas, com distribuição de máscaras e álcool gel aos participantes.
*Com informações da Secretaria de Administração Penitenciária