Início de ano novo é sinônimo de preços baixos no comércio do DF. Lojas iniciam liquidações oferecendo descontos de até 50% e facilitando as formas de pagamento. Mais de 1.200 empresas em shoppings e entrequadras do Plano Piloto e demais cidades do DF começam a liquidar esta semana.
Renovar estoques
O vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Sebastião Abritta, explica que o comércio vendeu mais 16% no fim de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020, quando houve queda de 2% no faturamento. A ordem agora é liquidar para renovar os estoques. Os segmentos que mais fazem promoções são os de confecções, calçados e objetos para o lar.
Gama vira clube-empresa
A Sociedade Esportiva Gama é o primeiro clube de futebol do Distrito Federal a obter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). O documento foi emitido na dia 29 de dezembro. O time afirma ser o segundo no país a entrar para a Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
De jogador a empresário
A implementação da Lei da SAF, em vigor desde agosto de 2021, ganhou noticiário internacional com a venda de 90% das ações do Cruzeiro para o ex-jogador e hoje empresário Ronaldo Nazário, o Fenômeno. A aquisição foi firmada em R$ 400 milhões, mais as dívidas do clube.
Modelo internacional
"Este é um caminho sem volta, não apenas porque boa parte dos clubes está combalida financeiramente, mas também porque representa a chance de trazer modelos internacionais e bem sucedidos de gestão do futebol. Aquele benchmarking que tem como foco a Europa pode estar vindo em peso para o Brasil", avalia Diogo Montalvão, advogado tributarista da BLJ Direitos e Negócios. O escritório com sede em Brasília atuou diretamente no processo de conversão do Gama-DF de clube social para empresa.
Movimentação
Praticamente nas mesmas condições, o Botafogo foi vendido ao fundo Eagle Holding, do empresário norte-americano John Textor. A expectativa é de que o América-MG e o Bahia sejam os próximos de uma extensa lista de clubes que pensam em aderir ou já realizam internamente os trâmites necessários para concluir a conversão em clubes-empresas.
Setor atacadista comemora decisão do STF
O setor atacadista no DF repercutiu com sentimento de alívio a decisão do STF de validar a lei distrital 4.732/2011. A norma perdoou dívidas de ICMS originadas porque benefícios fiscais anteriores tinham sido suspensos pela Justiça. Tributaristas e empresários avaliaram que a decisão do Supremo traz segurança jurídica.
Essa foi uma grande vitória para o setor atacadista no final de 2021. Isto nos traz uma segurança jurídica para continuar investindo e trabalhando no Distrito Federal"
afirmou o presidente do SindiAtacadista, Lysipo Gomide
Mérito Economia
O empresário Álvaro Silveira Júnior foi especialmente recebido no gabinete do governador Ibaneis Rocha, no final de 2021, para a entrega das medalhas Mérito Buriti e Mérito Economia. Em clima de despedida do GDF, o então secretário de Economia, André Clemente, participou da condecoração. Foi uma das últimas agendas no Buriti antes de tomar passe como novo Conselheiro do TCDF.
Atuação de destaque
Alvaro Silveira é um empresário bastante atuante no DF. Está à frente da rede de Drogarias Brasil, é vice-presidente do Sindiatacadista, do Conselho Deliberativo do Sebrae regional e diretor-executivo do Instituto Fecomércio. No dia da solenidade oficial para os agraciados com a medalha, Álvaro estava fora da cidade e não pôde participar.