CB.Poder

"Infelizmente a notícia não é boa", diz reitora da UnB sobre orçamento

Orçamento de R$ 148 milhões para 2022 foi 4,3% maior do que o de 2021, mas, ainda assim, está longe do necessário para a Universidade de Brasília (UnB)

Bernardo Guerra*
postado em 28/01/2022 16:36 / atualizado em 28/01/2022 16:38
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Márcia Abrahão, reitora da UnB, foi a convidada do CB Poder desta sexta-feira (29/1). Na bancada do programa, uma parceria entre o Correio Braziliense e TV Brasília, estava a jornalista Darcianne Diogo. Ao longo da entrevista, a reitora falou sobre o orçamento da universidade para o ano de 2022, o passaporte de vacinação que começará a ser cobrado em fevereiro e também sobre o aniversário de 60 anos da Universidade de Brasília (UnB), que ocorrerá em abril.

Quando questionada sobre o orçamento da universidade para 2022, Márcia lamentou a falta de prioridade que a educação e a ciência e tecnologia têm tido no orçamento federal, afirmando que, desde 2017, há uma redução anual no orçamento. “Nós temos que nos desdobrar para manter a universidade funcionando", admitiu. As pesquisas científicas têm sido as mais impactadas por essa falta de orçamento, segundo a professora. “A pesquisa científica, em qualquer país do mundo, é financiada pelos governos, as empresas até complementam com parcerias e projetos específicos, mas a pesquisa básica é financiada pelo governo, então pesquisa é a maior prejudicada com a redução do orçamento do CNPQ, do Ministério da Ciência e Tecnologia”, explica.

De acordo com a reitora, a decisão de cobrar o passaporte de vacinação para circular nas edificações dos campi tem sido muito bem recebida pela comunidade da UnB, além de já estar sendo testada desde novembro de 2021, quando a biblioteca central e o restaurante universitário foram reabertos e o comprovante de vacinação começou a ser cobrado para se ter o acesso às instalações. “O Diretório Central dos Estudantes e a Associação dos Docentes já tinham reivindicado isso, então isso dá uma tranquilidade para a comunidade”, contou.

Sobre os 60 anos da UnB, a serem comemorados em abril, a reitora não revelou especificamente o que ocorrerá, mas garantiu que cada instituto e faculdade terão seus eventos relacionados à celebração e uma comissão com pessoas de dentro e de fora da instituição está organizando toda a programação. “Dentro dos 60 anos, nós vamos sediar também o encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que vai acontecer em julho e é a grande festa da ciência brasileira. Nós pleiteamos e conseguimos que fosse na UnB neste ano. Temos também a semana universitária e o centenário do nascimento do Darcy Ribeiro, que é o nosso fundador, então vamos ter vários eventos relacionados ao centenário de Darcy Ribeiro”, disse. Para completar o calendário acadêmico, Márcia afirmou que também haverá debates sobre temas recorrentes no país em um ano de eleições e comemorações do bicentenário da independência do país.

Assista a entrevista na íntegra abaixo:

*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação