Vacinômetro

Por baixa procura, Saúde encerra ponto de vacinação no Aeroporto de Brasília

Profissionais que trabalhavam no local serão remanejados para outras unidades

Rafaela Martins
Pablo Giovanni*
postado em 28/01/2022 01:20 / atualizado em 28/01/2022 01:21
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Com menos de um mês de funcionamento, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) decidiu encerrar o ponto de vacinação contra a covid-19 no Aeroporto Internacional de Brasília por baixa procura do público. A decisão ocorreu na quarta-feira (26/1), mas foi divulgada apenas nesta quinta-feira (27/1) em nota encaminhada à imprensa.

O ponto foi inaugurado no dia 6 de janeiro. Em duas semanas foram aplicadas 2.542 doses do imunizante. A equipe multiprofissional que atuou no espaço será transferida para outras unidades de saúde.

A iniciativa de ter um local de vacinação no Aeroporto contou com a parceria do Serviço Comercial Social do Comércio (Sesc). O ambiente é o terceiro maior aeroporto do país, atrás apenas dos dois de São Paulo – Guarulhos e Congonhas.

Porém, o posto de testagem continua funcionando na área do desembarque doméstico. Na unidade são testados apenas passageiros que chegam à capital federal e funcionários credenciados. O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Vacinação

Segundo informações do vacinômetro da Secretaria de Saúde a quantidade de brasilienses que estão com ciclo vacinal completo (D1 e D2) contra a covid-19 chegou a 2.226.871 — 78,22% da população apta. Atualmente, o grupo é formado por crianças acima de 5 anos. As informações foram publicadas na noite de quarta-feira (26/1).

No DF, 2.367.909 receberam, ao menos, a primeira dose da vacina (D1). A quantidade representa 85,23% do público com 5 anos ou mais, parcela apta a receber as aplicações, o que corresponde a 2.846.626 cidadãos.

Já os que tomaram a dose de reforço ou dose adicional (D3) somam 686.228 pessoas — 24,10% dos moradores da capital federal, que possuem 18 anos ou mais, e receberam a segunda aplicação há pelo menos quatro meses.

*Estagiário sob supervisão de Pedro Grigori

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação