Pandemia

Covid-19: DF pretende abrir novos leitos no hospital do Sol Nascente

Com a taxa de leitos de UTI em 90,67% na noite de quinta-feira (28/1), Saúde afirmou que pretende abrir novos leitos de UCI e enfermaria

Pablo Giovanni*
postado em 28/01/2022 01:17 / atualizado em 28/01/2022 01:18
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Com mais de 90% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde sinalizou que pretende ampliar para 40 a oferta de leitos de enfermaria no hospital Cidade do Sol, no Sol Nascente. Com 100% do funcionamento voltado apenas para casos da covid-19, a unidade conta com 20 leitos de enfermaria e a expectativa é que tenha 20 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

Apesar da necessidade de abrir novos leitos, os leitos de UCI são para pacientes considerados de “risco menor”, e que precisam de um suporte ventilatório, desde que não seja invasiva e, portanto, são diferentes de UTI, onde exige um tratamento mais excessivo. A taxa dos leitos de UTI, inclusive, recuou pela manhã dessa quinta-feira (27/1) e, em último monitoramento do Correio, às 23h20 de quinta-feira, através do InfoSaúde, estava em 90,67%. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o plano de mobilização ainda prevê a contratação de leitos para o Hospital da Polícia Militar. Cerca de 10 leitos no Hospital da Criança também deverão ser ativados nos próximos dias.

Hospitais exclusivos para tratamento da covid-19

Além do novo hospital da Cidade do Sol, inaugurado na quarta-feira (26/1), o hospital de Samambaia, com exceção da maternidade, se tornou exclusivo para tratamento da covid-19. De acordo com o governador Ibaneis Rocha (MDB) na segunda-feira (24/1), todos os leitos foram convertidos para o combate da doença e, anteriormente, a unidade já contabilizava 40 leitos, no espaço acoplado ao lado do prédio original do hospital.

*Estagiário sob supervisão de Pedro Grigori

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação