Menor número de desempregados no DF desde o início da pandemia anima varejo

Correio Braziliense
postado em 28/01/2022 00:01

O segmento varejista tem visto, aos poucos, o que considera uma recuperação econômica dos efeitos da pandemia. O aumento da segurança vem de indicadores sobre a população desempregada do Distrito Federal, que atingiu o menor número desde o início da crise sanitária, segundo o Dieese. Em dezembro, eram 263 mil pessoas sem trabalho, ante 291 mil no mesmo período de 2020. "Isso reflete o novo cenário, visto, agora, em setores como comércio, serviços e construção", afirma Edson de Castro, presidente do Sindivarejista-DF. "Em todas as datas especiais de 2021 — Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e no Natal —, as vendas subiram, em média, 8%, contra queda de 2% no ano anterior."

Estudantes desenvolvem
app para ajudar colegas surdos

Cientes de limitações na acessibilidade para estudantes surdos do Instituto Federal de Brasília (IFB) em Ceilândia, três estudantes desenvolveram uma forma tecnológica de ajudar os colegas, por meio de um aplicativo. As amigas Cilene Maria Trajano, Danielle Soares e Jennifer Anunciação fazem o ensino médio integrado com o curso técnico em eletrônica e, sob orientação da professora Patricia Santiago, deram início a uma intervenção pedagógica no câmpus voltada para alunos com deficiência auditiva.

Portas abertas


O projeto se encontra em fase de testes, mas metade dele está pronta.
O protótipo tem ferramentas desenvolvidas com base em conceitos de eletrônica, tecnologia da informação e na Língua Brasileira de Sinais. Os estudantes surdos contarão com seis funcionalidades, que incluem aulas traduzidas para Libras, calculadora, glossário, dicionário visual, além de exercícios da disciplina de circuitos elétricos. "Esse conteúdo é um pouco mais difícil e foi uma sugestão de um aluno. Temos poucas pessoas surdas no câmpus. Com o aplicativo, abrimos espaço para que venham mais", afirma Jennifer, que está no 2º ano do ensino médio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação