O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) requisitou à Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) a abertura de um procedimento de investigação preliminar sobre a conduta de policiais militares na abordagem a um idoso em situação de rua.
Segundo o comunicado, que foi divulgado no site do MPDFT nesta quarta-feira (26/1), a Corregedoria-Geral da PMDF tem dez dias para responder sobre as providências adotadas.
Em nota, a PMDF informou que cumpre todas as decisões judiciais. A corporação também acrescentou que “respeita todas as pessoas em situação de vulnerabilidade social e desenvolve várias ações sociais para promover o bem-estar dos cidadãos do Distrito Federal”. O comunicado também destacou que, se for comprovada alguma violação da integridade do idoso, após procedimento apuratório, ouvindo todos os envolvidos, as devidas sanções serão aplicadas. Por fim, a PMDF ressaltou que o processo legal é o meio correto para se chegar à verdade dos fatos.
Relembre o caso
A abordagem aconteceu, supostamente, na segunda-feira (24/1), no Setor Comercial Sul (SCS). Um vídeo gravado por populares mostrou o momento em que policiais militares arrastaram o idoso. O homem, no momento da ação dos policiais, estava no chão almoçando.
No vídeo, os policiais abordam o morador. No momento, funcionários de uma empresa terceirizada de serviços faziam a limpeza na frente de um banco. Ao abordarem o morador, os policiais conversaram por poucos segundos com o homem e, logo após, dois policiais o arrastaram, pelo casaco, por poucos metros, pelo SCS, deixando-o cair. Em seguida, os policiais se juntaram com os demais e foram embora. Veja o vídeo.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.