O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) realizou o primeiro transplante de pele do ano, nesta terça-feira (25/1). O paciente foi um bebê de 11 meses que teve 40% do corpo queimado após um acidente doméstico. A cirurgia durou cerca de duas horas e a criança se recupera bem.
Para a realização do procedimento, foram transplantados cerca de 900 cm² de pele. O hospital, que conta com uma unidade de queimados, é referência no atendimento.
O Hran está em processo de credenciamento como unidade realizadora de transplantes de pele, o hospital fez o procedimento com autorização emergencial junto ao Ministério da Saúde. Uma vez liberado, a equipe envia o pedido ao Banco de Tecidos, que fornece o órgão.
“No caso dessa criança transplantada em 2022, o pedido de pele foi ao Banco de Tecidos do Rio de Janeiro. Fizemos a solicitação na terça-feira pela manhã e recebemos a pele na quarta-feira à noite”, afirma Fernando Pontes, médico pela Unidade de Queimados do Hran e responsável técnico da equipe de transplante de pele.
Urgência
O transplante de pele é uma realidade no Hran desde 2018. Somente em 2021, foram realizados três procedimentos e todos com risco de morte. Os pacientes eram crianças, sendo elas de 3, 5 e 11 anos, respectivamente. Considerados cirurgias de urgência, não existe fila para o procedimento no DF.
A unidade pública recebeu uma visita técnica do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde. No entanto, o MS está fazendo uma modificação na legislação e interrompeu todos os credenciamentos. Por conta disso, o hospital aguarda a publicação da nova portaria para finalizar o credenciamento.
Com informações da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF)
Saiba Mais
- Cidades DF Vice-governador do DF, Paco Britto testa positivo para covid-19 pela 2ª vez
- Cidades DF DF ocupa primeira posição no ranking de imunização infantil contra covid-19
- Cidades DF Seis regiões administrativas ficarão sem energia elétrica nesta quarta-feira
- Cidades DF Primeiro transplante de pele do ano no DF foi realizado em bebê de 11 meses
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.