saúde

Vicente Pires recebe UPA capaz de atender 4,5 mil casos urgentes por mês

Nova unidade começa a funcionar nesta terça-feira (25/1); No evento, o chefe do executivo comentou sobre a abertura de uma UBS e sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI

Bruna Lessa*
postado em 25/01/2022 14:43
inauguração de UPA em Vicente Pires -  (crédito: Bruna Lessa/CB/D.A Press)
inauguração de UPA em Vicente Pires - (crédito: Bruna Lessa/CB/D.A Press)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) inaugurou, na manhã desta terça-feira (25/1), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente Pires, na Rua 10, quadra 4D. A unidade é a sexta entregue à população e começou a funcionar nesta terça, às 14h. As demais estão localizadas no Paranoá, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo 2 e Planaltina. 

O governador ressaltou que, ao assumir o governo, um dos objetivos era a busca pela melhoria na saúde do Distrito Federal. “Nós saímos de seis UPAs na nossa cidade e vamos chegar a 13, nós mais do que dobramos a capacidade de atendimento. São 30 mil atendimentos a mais feitos às famílias do Distrito Federal”, destacou.

Com um investimento de R$ 7 milhões, a UPA terá capacidade para atender 4,5 mil pessoas por mês com casos de urgência e emergência clínica médica. De acordo com o Governo do DF, é esperado que essa UPA desafogue os atendimentos da Região Sudoeste de Saúde, responsável pela população de Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Arniqueira, Recanto das Emas e Samambaia.

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) é responsável pela administração das UPAS. Além dessa unidade, o chefe do executivo também destacou que há um grande processo de avanço das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “A UBS (em Vicente Pires) vêm no segundo semestre, já está com o projeto pronto e vai ser licitada ainda este ano”, destacou Ibaneis.

UTIs ocupadas

“Nós precisamos muitos voltar à normalidade, há dois meses atrás eu e o general (Manoel Pafiadache) estávamos discutindo a remobilização das cirurgias eletivas. Hoje nós estamos tendo que mobilizar os leitos de UTI para atender as pessoas que estão com covid”, pontuou Ibaneis Rocha.

Nesta terça-feira (25/1), a taxa de ocupação dos leitos públicos nas Unidades de Terapia Intensivas (UTI) do DF, que são utilizadas para atender pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19, atingiu o número de 96,55%, às 10h55, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Saúde (SES-DF).

Perguntado sobre a quantidade de leitos de UTI, Ibaneis disse que novas vagas em leitos serão abertas. “Nós estamos ingressando com em torno de dez leitos todos os dias na rede pública que vem dando pra gente o suporte necessário para atender a população”, explicou.

 

  • inauguração de UPA em Vicente Pires
    inauguração de UPA em Vicente Pires Bruna Lessa/CB/D.A Press
  • inauguração de UPA em Vicente Pires
    inauguração de UPA em Vicente Pires Bruna Lessa/CB/D.A Press
  • inauguração de UPA em Vicente Pires
    inauguração de UPA em Vicente Pires Bruna Lessa/CB/D.A Press
  • inauguração de UPA em Vicente Pires
    inauguração de UPA em Vicente Pires Bruna Lessa/CB/D.A Press

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação