Duas crianças receberam vacinas erradas contra a covid-19 no Distrito Federal. Segundo o secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache, as duas crianças estão sob observação. "As crianças estão sendo cuidadas, sem intercorrências, mas é nossa obrigação observar. Os casos estão em análise", disse o secretário.
Uma criança teria tomado a dose de adulto e um adolescente de 12 anos tomou a dose que seria para crianças de 5 a 11 anos.
Apesar da quantidade repassada pelo secretário, a Advocacia-Geral da União (AGU) notificou que, no DF, quatro crianças de 5 a 11 anos e 103 de 12 a 17 ano receberam a vacina da AstraZeneca; três de 0 a 4 anos, outras quatro de 5 a 11 anos e 131 de 12 a 17 anos receberam doses da CoronaVac; e 27 de 12 a 17 anos foram vacinadas com Janssen.
De acordo com as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o Ministério da Saúde, as pessoas com menos de 18 anos só podem ser vacinadas com doses específicas de Pfizer.
Os gestores da pasta informaram que estão realizando um levantamento para verificar se os dados da AGU são referentes a erro de vacinação ou um erro material, ou seja, de digitação por parte do profissional de saúde que foi lançar a aplicação da vacina no sistema do SUS.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.