Os testes gratuitos de covid-19 em farmácias e drogarias começaram a ser disponibilizados no início da semana e, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), na manhã de quarta-feira (19/1), 60 mil testes já haviam sido retirados da Farmácia Central da SES-DF pelos responsáveis das redes participantes da iniciativa.
Além dos kits para testagem nas farmácias, a subsecretaria de logística da pasta informou que 181 mil testes foram entregues às unidades de saúde da rede pública e outros 539,6 mil estão em estoque.
A parceria firmada entre a Fecomércio-DF, através do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma) e a SES-DF, para a disponibilização dos testes gratuitos, tem as seguintes redes participantes: drogarias Brasil, Colorado, Descontão, Drogacenter, Messias e São Rafael.
Os estabelecimentos habilitados são responsáveis pela definição de como acontece o atendimento e a definição do horário de testagem. Na drogaria São Rafael, no Gama, os testes gratuitos estão sendo ofertados desde segunda-feira (17/1).
Já em Santa Maria, a drogaria Brasil, começou na terça-feira (18/1). O estabelecimento tem sido o único que atende por demanda espontânea, com uma média de 40 senhas por dia. No Atacadão Drogacenter, 16 funcionários foram mobilizados para o agendamento dos testes, disponíveis nas 16 unidades da rede, desde de quarta-feira (19/1).
A drogaria Messias, em Ceilândia, e a farmácia Descontão, em Taguatinga, também deram início à aplicação dos testes nesta quarta. As unidades das farmácias Descontão em Águas Claras e Ceilândia darão início à testagem nesta quinta-feira (20/1) para quem agendou atendimento.
Confira informações sobre a testagem:
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.