O Hospital de Base do Distrito Federal vai receber 42 novos equipamentos por meio de quatro convênios com o Ministério da Saúde (MS). Os termos foram assinados pelo diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), Gislei Morais. O instituto é responsável pela gestão do hospital. A licitação para compra dos aparelhos será aberta em fevereiro. Não há previsão de chegada dos equipamentos ao hospital.
Entre o maquinário a ser entregue, está um aparelho para ressonância magnética - exame de imagem de alta definição. De acordo com o instituto, o equipamento possui a tecnologia mais avançada existente no mercado. Também estão na lista dos convênios 34 aparelhos de hemodiálise para pacientes com doenças crônicas nos rins, um litotriptor extracorpóreo para retirada de pedras nos rins e um angiógrafo para realização de exames nos vasos sanguíneos.
Há, ainda, dois ultrassons para otimização de diagnóstico de pacientes oncológicas da ginecologia, um vitreófago para cirurgias oftalmológicas, um broncoscópio para exames nas vias áereas e uma serra cirúrgica para expansão dos serviços de cirurgia cardíaca.
Investimentos
Os convênios foram assinados após a Assessoria de Relações Institucionais (Asrei) habilitar o Iges-DF para receber recursos federais, ou seja, emendas parlamentares e verbas de programas do Ministério da Saúde. Os convênios foram publicados no Diário Oficial da União na segunda-feira (17/1).
A Asrei dará continuidade aos trâmites legais dos convênios. Em fevereiro, será iniciada a licitação, que será publicada na Plataforma Mais Brasil.
Saiba Mais
- Cidades DF "Eu acho que os pais ainda têm receio quanto à vacinação", diz pediatra
- Cidades DF Clínica-Escola de Fisioterapia da UCB reabre vagas para atendimentos em 2022
- Cidades DF Membro do PCC foragido do Rio Grande do Norte é preso no Entorno do DF
- Cidades DF "Recebeu o que procurou", diz tia de jovem assassinada por Wanderson Mota
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.