Em apenas cinco horas de fiscalização, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou 75 motoristas realizando ultrapassagens em locais proibidos em rodovias federais do Distrito Federal e Entorno. Uma infração ocorre, em média, a cada quatro minutos. A ação foi feita pela PRF na última sexta-feira (14/1), no Km 48 da BR-020, em Formosa (GO).
Segundo os agentes, a fiscalização tem por objetivo evitar acidentes por colisão frontal entre veículos. Entre 2019 e 2021, a PRF atendeu 217 acidentes de trânsito do tipo, que deixaram, ao todo, 475 pessoas feridas e 106 mortes, nas vias federais do DF e do Entorno.
No Km 48 da BR-020, a sinalização horizontal está presente com faixa dupla contínua amarela por ser um local de descida acentuada, com pista simples, sem acostamento e próximo a uma ponte.
Saiba Mais
- Cidades DF HRSM declara bandeira vermelha devido ao alto volume de pacientes atendidos
- Cidades DF Homem que espancou mulher trans em Sobradinho é identificado pela polícia
- Cidades DF Covid-19: Veja onde crianças e adultos podem se vacinar nesta terça-feira (18/1)
- Cidades DF Quase 2 mil presos e reeducandos do DF fizeram o exame; veja tema da redação
Consequências
Os acidentes resultantes de ultrapassagens proibidas geralmente são de alto impacto, com colisão frontal. De acordo com a PRF, 26% das mortes aconteceram em colisões frontais, apesar desse tipo de ocorrência representar apenas 3% do total de acidentes atendidos pela PRF, entre 2019 e 2021, no DF e Entorno.
No domingo (16/1), uma adolescente de 17 anos morreu, e uma jovem de 19 anos ficou em estado grave após uma colisão frontal entre uma caminhonete e um carro na BR-080, próximo à rotatória da 26 de Setembro, no sentido de Brazlândia.
A adolescente ficou presa às ferragens do carro e precisou ser desencarcerada para receber atendimento. No entanto, a jovem não resistiu aos ferimentos do acidente e morreu no local. A outra vítima foi levada para o hospital em estado grave.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.