O governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou a instalação de tendas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em estacionamentos de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito Federal. A determinação do chefe do Executivo local vem após a alta de casos de Influenza no DF, que contabiliza 11.049 pacientes infectados pelo vírus. A informação foi repassada em coletiva de imprensa de quarta-feira (12/1).
1/2
— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) January 13, 2022
Diante da quantidade expressiva de pacientes com sintomas gripais procurando atendimento nas UPAs, devido à influenza e à covid-19, determinei a instalação de tendas do SAMU no estacionamento das unidades.
De acordo com Ibaneis, as tendas terão duas finalidades: prestar acolhimento humanizado aos pacientes e fazer aplicação de medicações simples. Para aliviar e reforçar a equipe de médicos, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), responsável pelas UPAs do DF, abriu na quarta-feira (12/1) inscrições para uma nova seleção de médicos.
Os profissionais escolhidos em processo seletivo reforçarão o quantitativo de médicos em hospitais geridos pelo instituto e nas UPAs. O Iges-DF foi procurado pela reportagem do Correio, mas não respondeu aos nossos contatos até a publicação desta matéria. O governador Ibaneis Rocha está de férias em Miami (EUA) e retornará ao DF em 22 de janeiro.
Quais são as UPAs do DF?
Todas administradas pelo Iges-DF, o DF em 11 UPAs (Ceilândia; Ceilândia II; Gama; Núcleo Bandeirante; Paranoá; Planaltina; Recanto das Emas; Riacho Fundo II; Samambaia; São Sebastião; e Sobradinho. Na manhã desta quinta-feira (13/1), o instituto iniciou a instalação de algumas tendas na unidades.
*Estagiário sob a supervisão de Adson Boaventura
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.