Pandemia

Em dois dias, 325 brasilienses testaram positivo para covid-19

Somente nos postos da Rodoviária do Plano, Aeroporto, UBS 1 e 2 foram realizados 1.563 testes entre segunda-feira (3/1) e terça-feira (4/1)

Rafaela Martins
postado em 05/01/2022 19:12 / atualizado em 05/01/2022 19:15

De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), entre segunda-feira (3/1) e terça-feira (4/1), foram realizados 1.563 testes contra a covid-19. Destes, 325 deram positivo, o que representa 21% dos exames.

Os diagnósticos podem ser adquiridos nos quatro pontos de ampla testagem — Rodoviária do Plano Piloto, Unidade Básica de Saúde 1 (612 Sul), Unidade Básica de Saúde 2 (114/115 Norte) e Aeroporto Internacional de Brasília.

Os locais funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e os testes são recomendados para quem apresenta sintomas da covid-19 ou teve contato com alguém contaminado. Os resultados saem em até 30 minutos.

Diariamente, a pasta vai atualizar os números de testes feitos nos quatro pontos e, semanalmente, nas demais Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

“O ideal é fazer o teste no quinto dia após o contato. É o período em que você teve tempo de se infectar e apresentar o vírus na sua secreção para ser captado no exame”, explica Priscilleyne Reis, chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (Cievs-DF).

Vale ressaltar que pessoas vacinadas podem pegar o vírus, por isso é importante ficar atento aos sintomas. Caso o resultado seja positivo, a pessoa será informada a respeito das medidas de isolamento para evitar a propagação do coronavírus. Se for negativo, é importante ter atenção a outras doenças semelhantes, como a gripe e a Influenza.

Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação