Interdição

Com ameaça de ceder, ponte sobre o Rio Melchior é interditada nesta quarta

Determinação é para reforçar estrutura da ponte que apresentou erosões e ameaça ceder. Na última sexta-feira (31/12), o departamento já havia limitado o tráfego na ponte

Pablo Giovanni*
postado em 05/01/2022 15:41 / atualizado em 05/01/2022 15:42
 (crédito: Divulgação/DER-DF)
(crédito: Divulgação/DER-DF)

Após determinar a proibição do tráfego de caminhões com mais de dois eixos sobre a ponte Rio Melchior na última sexta-feira (31/12), o Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) decidiu, nesta quarta-feira (5/1), realizar a interdição total da estrutura para operar um reforço na construção. A interdição total começará a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta (5/1) e afeta motoristas de regiões de Ceilândia e Samambaia.

Anteriormente, a medida visava restringir o peso médio dos veículos na ponte de 27 metros. Parecer da equipe técnica do departamento notou a necessidade de realizar um esforço na estrutura, que apresenta erosão e ameaça de ceder. Com isso, a passagem, localizada na DF-180, no trecho que faz ligação com a BR-070, ficará interditada. O prazo para o término dos trabalhos é de uma semana.

Outras rotas

Durante os trabalhos que visam o reforço da parte inferior da ponte, o trânsito será totalmente interrompido. Para que haja fluidez, o DER-DF aconselha os motoristas a procurarem outras vias alternativas durante o período.

Entenda

Em 31 de dezembro, o DER-DF comunicou que a ponte sobre o Rio Melchior teria tráfego reduzido de caminhões com mais de dois eixos. A decisão ocorreu após ser constatado que, com o forte volume de chuvas, o barranco em que a ponte se encontrava tinha uma erosão e ameaçava ceder. Segundo o DER, a passagem recebe, aproximadamente, 15 mil veículos por dia.

Os motoristas que não respeitarem a nova regra serão autuados por infração de natureza média, com valor de R$ 130,16, com perda de quatro pontos na carteira de habilitação.

 

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação