Apesar das chuvas intensas que assolam o Distrito Federal, as pessoas não perderam a esperança de andar por Brasília e admirar projetos culturais disponíveis gratuitamente para a população no período de fim de ano. Uma das opções é o Brasília Iluminada, projeto montado na região central da capital federal. Inaugurada dia 22 de dezembro, a segunda edição contou com investimento de R$ 14 milhões e ficará exposta até o dia 20 de janeiro, ao longo de todo o Eixo Monumental.
Por meio de cores, decorações e símbolos natalinos, a estrutura chama atenção de quem passa pelo lugar. O casal Josimare Cabuia, 43 anos, e Fábio Alves, 38, decidiu contemplar e conhecer juntos o espaço. Mesmo morando a 40km do centro de Brasília, eles não hesitaram em fazer um passeio durante a noite de quinta-feira.
"A gente ficou sabendo da estrutura pela minha sobrinha e decidimos conhecer. Mesmo com a chuva, nós viemos tirar fotos, porque está tudo muito lindo. Temos que aproveitar, não atravessamos a cidade toda à toa", declarou Josimare. Fábio concordou que vale a pena dar uma passada no local. "Estou gostando, até agora. Percorremos da Rodoviária do Plano Piloto até essa parte do Museu da República até o momento", ressaltou Fábio.
A infraestrutura compõe cerca de 415.770 metros quadrados de área enfeitada, que se estende do Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, até a Igreja Rainha da Paz, no Eixo Monumental. Pelo segundo ano, foi implementado um modelo de gestão sustentável por meio da Secretaria de Economia. Apesar de o projeto estar montado no centro da capital federal, as 33 regiões administrativas do DF contarão com a passagem do Trenó Luz, que levará a comemoração natalina para toda a população.
Ambiente familiar
Encantada com o que viu, Joana Moreira, 59, saiu de Ceilândia para admirar o Brasília Iluminada. Acompanhada dos netos, da nora e de algumas amigas, a mulher disse que amou a estrutura e pretende voltar mais vezes. "Mesmo com a chuva forte, a gente conseguiu ver tudo. O que mais me chamou a atenção foi a estrutura que dispara bolinhas de neve, a reprodução do Lago Paranoá e da Ponte JK. Esse projeto foi uma ótima ideia para a cidade", ressalta Joana.
Acompanhada das filhas de 8 e 9 anos, e da sobrinha de 16, Aldirene Nascimento, 37, também enfrentou a chuva para agradar a família. "Eu sou de Planaltina e nós viemos conhecer. A estrutura está bem bonita, mas confesso que a chuva incomodou um pouco. Minha sobrinha e minhas filhas queriam visitar o Brasília Iluminada e eu também, por isso nos deslocamos", contou. Com o guarda-chuva na mão para proteger quatro pessoas, Aldirene seguiu percorrendo o espaço para viver a experiência que o projeto proporciona.
Experiência essa que a vendedora e moradora de Planaltina Vanessa Medeiros, 27, não pôde aproveitar ainda. À espera do ônibus que a levaria para a casa, a moça disse que passa todos os dias pela estrutura, mas que a correria do dia a dia não permitiu que conseguisse visitar o projeto. "Eu achei muito lindo, bem iluminado e aconchegante. Chama muito a atenção das famílias e das crianças, dá vontade de visitar e até tirar fotos. Pretendo conhecer e levar familiares e amigos para ver essa nova atração que mostra vários pontos turísticos da cidade", falou.
Complexo
O Brasília Iluminada foi dividido em 11 eixos, sendo que a área Torres/Pórticos marca a entrada da Esplanada dos Ministérios e da Praça do Buriti com sinos cenográficos que remetem ao anúncio do nascimento de Jesus, representando o começo de uma nova era. Um dos espaços mais visitados é o Brasília Encantada, que é composto pelo Lago de Brasília, um grande espelho d'água, e o Eixo Central, que remete ao desenho de um avião.
O Quadrante dos Presentes é uma área com 10 caixas de presentes num espaço que conta com efeitos especiais de luzes, fumaça e neve, levando o público a uma experiência sensorial. O Espaço Luz é uma atração com velas gigantes que formam um castiçal, com mais de mil girassóis que representam a felicidade, a lealdade, o entusiasmo e a vitalidade. Sessenta árvores de LED cenográficas compõem o eixo Árvore Sonho e Realidade, com destaque para a Árvore Monumental de 32 metros de altura.
No Complexo do Buriti, uma árvore de MDF estilizada construída com mangueiras revestidas de micro lâmpadas e com palavras-chaves do projeto é o centro da praça. A fachada do Edifício Anexo do Palácio do Buriti abriga o painel de LED, no qual são exibidos vídeos natalinos. Há também shows que ocorrem no Céu de Brasília, que fica entre a Praça do Cruzeiro e a Catedral Rainha da Paz.
No Espaço Solidariedade, uma área foi destinada para receber doações para campanhas sociais. O Espaço Artesanato abriga contêineres ocupados por 60 artesãos que farão um rodízio no local. Há ainda o Luz do Mundo, um presépio interativo que remete ao nascimento do menino Jesus, e o Trenó Luz, um trio elétrico com a presença do Papai Noel que irá rodar as 33 regiões administrativas.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.