O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) informou que, a partir desta sexta-feira (31/12), às 8h, estará proibido o tráfego de caminhões com mais de dois eixos na ponte sobre o Rio Melchior, na DF-180, no trecho que faz ligação entre a BR-070 e a BR-060. Devido às chuvas recentes, o barranco em que a ponte se encontra está com uma erosão e ameaça ceder, motivo pelo qual essa limitação de tráfego sob a ponte está sendo implementada.
A determinação visa restringir o peso médio dos veículos na ponte de 27 metros, que tem o tráfego médio diário de, aproximadamente, 15 mil veículos. Os agentes de trânsito farão o controle de tráfego no local.
Os motoristas que não respeitarem a nova regra só serão autuados a partir do dia 31 de janeiro. Até lá, serão realizadas campanhas informativas sobre a proibição e rota alternativa. A infração é de natureza média, no valor de R$ 130,16, com perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para garantir a segurança e a comodidade dos motoristas que trafegam no local, foram implantados dois redutores de velocidade próximos à ponte. Além disso, a equipe técnica do órgão desenvolve um estudo para detectar a necessidade de outras ações tanto na parte superior quanto embaixo da passagem, a fim de evitar acidentes mais graves.
*Com informações da Agência de Brasília e do DER/DF