Chegou o último dia do ano e, com ele, encerra mais um ciclo para muitas pessoas. É tempo de refletir, fazer novos planos, agradecer e celebrar o novo ano que se inicia em breve. Com isso, os brasilienses preparam as festas para reunir familiares e amigos e entrar com tudo em 2022. Mas, e como estará o tempo para a virada no Distrito Federal? Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há grandes chances de chuva para a chegada do novo ano com um dia nublado.
O meteorologista do órgão Heráclio Alves ressaltou que, além da hora da virada, pode chover a qualquer hora do dia e, no período da tarde, pode ocorrer uma chuva mais intensa nesta última sexta-feira (31/12). “Não tem chances de pancadas, se tiver será algo bem isolado. Vai ter chuva na maior parte do período, inclusive na hora da virada também”, pontuou Heráclio explicando que a grande quantidade de nuvens e a umidade tornam propício para que as chuvas ocorram ao longo do dia.
A temperatura máxima será de 24ºC no DF e de 22ºC na região do Plano Piloto. A mínima registrada foi de 17ºC no planalto central e em Brazlândia. “Com o céu nublado, a temperatura acaba não subindo tanto”, destacou o meteorologista. A umidade relativa do ar será alta para o último dia do ano. A máxima ficará em torno de 95% e a mínima pode atingir os 75%, mantendo-se elevada nas horas mais quentes.
Para os brasilienses que planejam aproveitar o primeiro fim de semana do ano que começa, a previsão não será de muito sol. Segundo Heráclio, a tendência é de que sábado e domingo sigam o tempo previsto para esta sexta-feira. “Essa região central do país está com muita nebulosidade e durante o final de semana vai continuar assim”, finalizou o meteorologista.
Cuidados com a chuva
Com as chuvas intensas, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, conforme o alerta do Inmet. Em casos de emergências ou situações de risco, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.