Um cavalo foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) de uma fossa séptica de aproximadamente 3 metros de profundidade, no núcleo rural Córrego do Arrozal, em Planaltina. O animal, chamado Chocolate, foi resgatado na manhã desta última quarta-feira (22/12).
A fossa ficava no terreno da propriedade e devido a profundidade e a quantidade de resíduos, o cavalo não tinha como sair. Diante do episódio, os bombeiros foram acionados pelos moradores.
Inicialmente, o CBMDF realizou uma limpeza na boca da fossa para que os resíduos não caíssem sobre o animal, depois um militar foi colocado em cima do cavalo para que o animal se acalmasse e fosse amarrado. Com Chocolate amarrado, um tripé foi montado sobre a fossa e acoplado a ele, com um sistema de roldanas multiplicadoras de força. O mecanismo foi responsável por içar o animal para fora da fossa.
Poucos minutos depois da operação, os militares conseguiram, com sucesso, resgatar Chocolate, o xodó da família. O animal apresentava um pequeno machucado em uma das patas, causado durante a queda, mas segundo o CBMDF, o quadro geral do animal era bom.
Para atender a ocorrência, o CBMDF empregou uma viatura e cinco militares.