A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) emitiu uma circular interna com orientações sobre pessoas que desembarcam em Brasília de viagens internacionais. Segundo o documento, que o Correio teve acesso, aqueles que procurarem os serviços de saúde independente da presença de sintomas, devem ter amostra de amostra de RT-PCR para covid-19 coletada.
O texto ressalta a confirmação de 17 casos da Ômicron na capital federal e orienta, também, que quem teve contato com os viajantes confirmados com a variante ômicron devem ser testados independente de sintomas. “Todos os casos positivos devem ser comunicados ao Cievs pelo e-mail, contendo data e hora do voo, além de cópia da notificação do E-SUS”, diz.
Ômicron
Nesta quarta-feira (22/12), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) confirmou mais um caso de covid-19 com a variante ômicron proveniente de Kingston, no Canadá. Trata-se de uma passageira do sexo feminino, na faixa etária de 20 a 29 anos, vacinada com duas doses, sendo a primeira dose com a vacina da Pfizer e a segunda dose da vacina Moderna.
A paciente apresentou sintomas leves e já é considerada curada. Sendo assim, atualmente, o DF conta com 17 casos confirmados da variante, sendo 14 de pessoas vindas de Cancún, duas da África do Sul e uma do Canadá. Três casos são considerados curados.