A Casa Maaya, parcialmente consumida pelas chamas em um incêndio na manhã de terça-feira (21/12), teve o projeto de segurança contra incêndio e pânico aprovado pelo Corpo de Bombeiros do DF em 2 de setembro de 2021. A informação foi divulgada hoje (22/12), pelo Serviço Operacional de Informação Pública (Soinp) dos bombeiros, responsáveis por esse tipo de avaliação.
Na nota o Soinp detalha que a edificação tem sistemas de proteção contra descarga atmosférica, saídas de emergência, extintores de incêndio, iluminação de emergência, central de GLP e sinalização de segurança contra incêndio. E que todas as exigências mínimas de segurança foram detalhados no projeto avaliado, “inclusive uso de ignifugação nos seus elementos construtivos para propiciar a baixa propagação do fogo em caso de um princípio de incêndio, conforme memorial com laudo de ensaio do produto ignifugante usado, anexado ao projeto”.
Apesar das laberadas altas e da grande quantidade de fumaça, nenhum funcionário se feriu nem precisou de atendimento por conta de inalação da fumaça. Em nota divulgada ontem (21/12), logo após o incêndio, a Casa Maaya garantiu ter todas as licenças exigidas pelos órgãos públicos. No entanto, a Administração Regional de Brasília informou que o espaço não tem autorização para festas e eventos. Na manhã de hoje, os empresários divulgaram uma nota transferindo o show do cantor Belo para a Arena BRB, Antigo Nilson Nelson.
A Polícia Civil, responsável pelas investigações sobre as causas do incêndio informou que pretende ouvir os empresários nos próximos dias. O Corpo de Bombeiros também vai emitir um laudo sobre as possíveis causas do incêndio.