Previsão do tempo

DF tem máxima de 30ºC e chuvas continuam nesta quarta-feira

A previsão indica muitas nuvens no céu, com possíveis pancadas de chuva e trovoadas isoladas no período da tarde e da noite

O dia amanheceu ensolarado no Distrito Federal, mas ainda há previsão de chuva, segundo a previsão do tempo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima ficará em torno de 30ºC na capital, enquanto a mínima registrada foi de 18ºC. O céu tende a ficar com muitas nuvens e, durante o dia, é esperado que pancadas de chuvas com trovoadas em áreas isoladas ocorram no período da tarde e da noite. A umidade relativa do ar ficará entre 45% e 95% para o dia.

Os brasilienses devem esperar por chuva até domingo (26/12). A meteorologista Andréa Ramos pontua que nesse período os dias serão quentes e chuvosos. “Esse padrão deve se manter até depois do Natal. A tendência é dias quentes e com chuva no decorrer dos próximos dias até pelo menos o domingo”, afirma Andréa.

A meteorologista avalia que o clima é característico dessa época do ano. “Estamos no verão, uma estação quente e chuvosa”, explica, destacando que está dentro do normal para dezembro.

O Inmet emitiu um alerta amarelo para o perigo das chuvas com ventos intensos na região do DF até às 11h desta quarta-feira. Há a possibilidade de emissão de novos alertas ao longo do dia.

A cor amarela é um indicativo de ventos intensos que podem atingir de 30 a 60 km/h. No entanto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em casos de emergências ou situações de risco, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

  • Fique atento:
  • Em caso de rajadas de ventos não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia, sempre que possível;
  • Em caso de dúvida, acione a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).