A organização da sociedade civil (OSC) Instituto Cultural e Social do Distrito Federal (Incs-DF) foi a entidade selecionada para concretizar o projeto Cultura nas Cidades, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso da população às políticas públicas desse setor. O resultado final saiu na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (21/12).
A próxima etapa será de habilitação, para que a OSC selecionada encaminhe a documentação exigida em até sete dias corridos. A organização ficará responsável por gerir um recurso de R$ 3,6 milhões que será aplicado na capacitação cultural, na descentralização dos serviços e recursos da Secec, bem como no apoio às atividades culturais das Gerências de Cultura e das regiões administrativas — especialmente naquelas que apresentam menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).
A expectativa da pasta é beneficiar cerca de 6 mil pessoas nas 33 RAs. A proposta é democratizar o acesso à cultura, gerar empregos e, por meio do edital, aprofundar uma gestão pública que propague ações desse tipo em todo o DF.
O projeto pretende, segundo a Secec, potencializar as condições de sustentabilidade, com base no atual cenário de avanço das tecnologias digitais, que têm permitido outras formas de criação, distribuição e consumo de cultura. Por isso, as mudanças demandam profissionais capazes de lidar com os novos desafios da área cultural.
Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa