Os pacientes imunossuprimidos acima de 18 anos do Distrito Federal podem receber a quarta dose das vacinas contra a covid-19 a partir desta terça-feira (21/12). A informação foi confirmada ao Correio pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). Os locais de vacinação serão divulgados ainda nesta segunda (20/12), pela Secretaria de Saúde.
A recomendação é do Ministério da Saúde, feita por meio da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19. A medida foi publicada nesta segunda-feira (20/12), em nota técnica. Segundo o documento, o grupo deve procurar os postos de saúde quatro meses após ter recebido a terceira dose (D3).
O mesmo texto reduziu o intervalo de aplicação entre a segunda dose e a D3, de cinco para quatro meses. No DF, a diminuição também passa a valer a partir de terça-feira (21/12). A justificativa para as duas recomendações parte da preocupação com a variante ômicron.
Dois brasilienses estão confirmados com a nova cepa do vírus. Eles apresentam sintomas leves da doença e estão isolados. Eles estavam em um voo que saiu da cidade mexicana de Cancún e pousou em Brasília em 14 de dezembro.