Pandemia

3ª dose: GDF aguarda nota do ministério para reduzir intervalo para 4 meses

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou ser favorável à redução, mas ainda aguarda orientações da pasta federal

Após o anúncio da redução do intervalo para a aplicação da terceira dose das vacinas contra a covid-19, o Governo do Distrito Federal (GDF) aguarda receber uma nota técnica com orientações do Ministério da Saúde para adotar a medida. O chefe do Executivo loca, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou, ao Correio, ser favorável à redução. Declaração foi feita neste domingo (19/12). 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, na tarde deste sábado (18/12), que vai reduzir o intervalo de aplicação da terceira dose de vacinas contra a covid-19 dos atuais cinco para quatro meses a partir da próxima semana. Segundo ele, a medida visa oferecer mais proteção à população contra a variante Ômicron, que tem pelo menos 19 casos confirmados no Brasil, sendo quatro no DF.

No DF, em janeiro de 2022, ao menos 930 mil pessoas estarão aptas a receber a terceira dose contra a doença. Considerando-se que, de 1º a 31 de julho, o público de 30 a 48 anos pôde iniciar o ciclo vacinal, a expectativa é de que, durante todo o mês que vem, essa parcela da população volte pela terceira vez aos postos de atendimento do DF. Além disso, caso a medida passe a valer até o fim deste ano, os brasilienses com mais de 49 anos — estimados em 726 mil pessoas — poderão terminar 2021 com as três doses no braço, caso tenham tomado a primeira até 1º de julho.