O deputado distrital Fábio Felix (Psol) foi internado com dengue, na noite de sábado (18/12), em um hospital privado do Distrito Federal. A assessoria de imprensa do político afirma que a medida foi necessária por conta da desidratação. "Só vim tomar um soro e estou indo embora", garantiu Félix ao Correio, no início da tarde deste domingo (19/12).
O parlamentar teve febre e necessitou tomar soro para hidratar o organismo. Somente este ano, 19,7 mil casos de dengue foram confirmados pela Secretaria de Saúde. Apesar de alto, os dados do Boletim Epidemiológico mostram uma redução de 66% das notificações da doença em 2021 comparado com o mesmo período do ano passado. Os números caíram de 58,5 mil para 19,7 mil. Entre os casos prováveis, observa-se uma queda de 70,1% nos primeiros 11 meses de 2021.
Entre as regiões administrativas, Planaltina apresentou o maior número de casos prováveis entre janeiro e novembro deste ano: 3,2 mil. Em seguida vem Sobradinho, com 1,4 mil casos. Ceilândia aparece em terceiro lugar no ranking de casos, com 1,2 mil registros e, Sobradinho 2, com 919 casos.
Em nota, a assessoria do deputado informa que Fábio Félix contraiu dengue e precisou ser hospitalizado para realização de exames e controle da febre. "O deputado está estável, sem manifestar o quadro grave da doença, e está em repouso para pronta recuperação", informa a equipe do parlamentar.
Como evitar a dengue
Algumas ações podem ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Saiba abaixo quais medidas podem ser adotadas.
Evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de plantas
Realizar limpezas periódicas em caixas d’água e mantê-las sempre fechadas
Fechar poços e cisternas
Descartar o lixo de forma adequada, sem deixar exposto
Saiba Mais
Com informações da Secretaria de Saúde do DF