A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) deu início, nesta sexta-feira (17/12), nos preparativos para instauração de inspeção do contrato de aluguel da sede da Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape). O encontro teve o objetivo de tratar dos acessos necessários aos processos para a atuação na fiscalização. Participaram do encontro membros da Comissão Especial, como o controlador-geral do DF, Paulo Martins, o novo secretário da Seape, Wenderson Souza e Teles e auditores de controle interno de carreira do GDF.
As investigações na pasta do GDF vieram à tona nesta semana, quando o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) deflagrou a operação Maré Alta. A ação apura a suspeita de irregularidades na locação de um imóvel para a sede da Secretaria de Administração Penitenciária sob o comando do deputado distrital Reginaldo Sardinha (Avante), que é agente policial de custódia, da carreira da Polícia Civil do DF.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) criou uma comissão que ficará encarregada de acompanhar as suspeitas, apontadas pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), de irregularidades no contrato de aluguel do prédio-sede da Secretaria de Administração Penitenciária, no Setor Bancário Sul.
A comissão é composta pelos seguintes integrantes: Reinaldo Cosme Vilar de Oliveira Junior, representante da Consultoria Jurídica do Distrito federal; Breno Rocha Pires e Albuquerque, representante da Controladoria-Geral do Distrito Federal; e o delegado Jonas Bessa de Paula, representante da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.