O céu de Brasília parece ser, de fato, o mar da cidade. Um levantamento feito com compradores de pacotes turísticos para estas férias de verão mostra que a capital federal se destaca como opção sem praia, superando destinos litorâneos como Maceió (AL) e Natal (RN).
Brasília aparece em sétimo lugar, no geral, na lista das dez cidades preferidas para se conhecer no verão de 2022. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo instituto Opinion Box, para o site de pacotes turísticos Max Milhas, com respostas de mil internautas que adquiriram pacotes para o período e apontaram quais locais gostariam de visitar.
No ranking dos destinos sem praia, Brasília desponta na segunda colocação. Segundo a plataforma Max Milhas, entre os dez destinos mais comprados para a alta temporada de verão no país, cinco são do Nordeste. Veja a lista completa abaixo.
Saiba Mais
Otimismo
A expectativa do Consórcio Inframérica, que administra o Aeroporto JK, é alta para estas férias. Para dezembro, o primeiro mês do verão, a projeção é de um fluxo operacional com 85% da capacidade pré-pandemia. Isso significa acréscimo de 42 voos diários para atender à demanda. A previsão de circulação envolve 1,3 milhão de passageiros para dezembro, com 9.637 pousos e decolagens. Em comparação com 2020, o movimento de pessoas deverá ser 29% maior.
A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur) anunciou que o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Aeroporto JK vai começar a atender, em breve, passageiros que circulam pelo terminal com testes de detecção de covid-19. A ação será por meio de parceria com a Secretaria de Saúde.
De acordo com a Setur, a pasta não tem receita para investir em publicidade legal e divulgar Brasília na mídia nacional, como fazem estados e municípios. A secretaria desenvolve programas de intercâmbio e termos de cooperação técnica interestaduais, como o Turismo Cívico Pedagógico, que traz estudantes de fora para aulas de história do Brasil nos monumentos públicos da capital.
Top 10 dos destinos preferidos para verão
1º – São Paulo (SP)
2º – Rio de Janeiro (RJ)
3º – Recife (PE)
4º – Salvador (BA)
5º – Fortaleza (CE)
6º – Porto Alegre (RS)
7º – Brasília (DF)
8º – Maceió (AL)
9º – Natal (RN)
10º – Belo Horizonte (MG)