O secretário de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape), Geraldo Luiz Nugoli Costa, e a subsecretária de administração geral da pasta, Rosimeire Paiva da Silva, foram exonerados, nesta quarta-feira (15/12), pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). A decisão saiu em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF).
Perguntado pela reportagem sobre a decisão, o chefe do Executivo local afirmou ao Correio que as exonerações são por motivos conhecidos. "Quanto aos substitutos, eu estou avaliando", declarou.
Durante as investigações da Operação Maré Alta, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) colheu o depoimento da juíza Leila Cury, titular da Vara de Execuções Penais, sobre o funcionamento do sistema prisional.
Ela disse ter ouvido, em repetidas ocasiões, do secretário de Administração Penitenciária, Geraldo Nugoli, que a pasta era comandada pelo deputado Reginaldo Sardinha (Avante) e que precisava de autorização do parlamentar para conduzir atividades na área. A notícia foi dada no blog Eixo Capital, da jornalista do Correio Braziliense, Ana Maria Campos.
Saiba Mais
Outra exoneração
Pela manhã desta quarta-feira (15/12), o secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Márcio Faria Júnior, pediu exoneração do cargo ao governador Ibaneis Rocha (MDB). A saída de Faria também foi anunciada no DODF, nesta quarta (15/12). Quem assume o posto é Jesuíno de Jesus Pereira Lemes, que atuava como chefe de gabinete da pasta.
Márcio Faria foi nomeado para chefiar a secretaria em setembro deste ano, mas ficou menos de três meses na pasta. Até o momento, não houve sinalização para a ocupação de outro cargo dentro do governo. Marcio foi subsecretário de Micro e Pequenas Empresas e secretário executivo de Empreendedorismo.