Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (15/12), policiais civis da Divisão de Roubos e Sequestros da Polícia Civil (DRS/ PCDF) desencadearam a operação Estaca Zero e cumpriram três mandados de prisão preventiva em Ceilândia, Recanto das Emas e Riacho Fundo 2 contra um grupo acusado de roubar e ameaçar uma motorista de transporte por aplicativo. A ação criminosa foi registrada por câmeras de segurança.
O assalto aconteceu em julho deste ano, no Setor M Norte, em Taguatinga. Na ocasião, uma mulher, motorista de aplicativo, teve um veículo HB20, levado pelos criminosos. Nas imagens, é possível ver dois homens descendo de um Pálio cinza e caminhando em direção ao carro da vítima e a abordando com uma pistola.
Durante a ação criminosa, outros dois suspeitos permaneceram dentro do carro para dar cobertura à dupla. Um dia depois do assalto, o mesmo automóvel utilizado pelo grupo para roubar a motorista foi abordado pelos policiais e os dois ocupantes foram conduzidos à delegacia. Em defesa, a mulher alegou ser a proprietária do veículo.
No interior do Pálio, foi encontrada uma pistola e um macaco retirado do HB20. Durante quatro meses de investigação, a PCDF identificou três dos quatro autores e constatou que, na verdade, a mulher, além de emprestar o carro para a ação criminosa, participou do roubo dando cobertura. Ainda de acordo com a apuração policial, um dos envolvidos é companheiro da acusada.
Os três presos na operação desta terça-feira acumulam antecedentes criminais por crimes diversos, como tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e homicídio e roubo. Caso sejam condenados, os envolvidos podem pegar de 4 a 10 anos de reclusão.