Cinema

'Eduardo e Mônica': história do casal mais querido de Brasília chega às telonas

Longa-metragem 'Eduardo e Mônica' tem pré-estreia especial na capital, com a presença do diretor René Sampaio e do elenco do filme

"Eduardo e Mônica voltaram pra Brasília e a nossa amizade dá saudade no verão", cantava Renato Russo na marcante música Eduardo e Mônica. Quando o líder da Legião Urbana musicou a pitoresca crônica desenrolada na capital federal, em 1986, certamente não imaginava a longevidade de seus personagens, tanto que a improvável história de amor renasce, em 2021, como uma obra nacional, e com pré-estreia nacional merecida em Brasília.

Com a presença do diretor René Sampaio e parte do elenco, convidados assistiram, em primeira mão, ao longa estrelado por Alice Braga e Gabriel Leone, que dão vida ao icônico casal brasiliense. "O filme é uma carta de amor a Brasília", afirmou René Sampaio ao Correio um pouco antes do início da sessão. O diretor acredita na identificação do público da cidade com a primeira adaptação da história do casal para os cinemas. "Fizemos um triângulo amoroso, Eduardo, Mônica e a cidade de Brasília", explica o cineasta.

"Brasília está muito bem representada, fotografada nesse filme", pontua Gabriel Leone. O ator acredita que por René ser um dos filhos da capital, ele teve um carinho maior na hora de retratar a cidade nas telonas. "René é um apaixonado por Brasília. Como ele mesmo diz: a cidade é um personagem do filme", complementa o Eduardo da película.

Leone também lembrou de toda a expectativa que o filme carrega. "Fiz o teste em 2015, gravamos em 2018 e só vai estrear em 2022. Com esse tempo, a expectativa foi só aumentando e aumentando", ressalta o ator, destacando a importância que é viver o personagem. "É uma responsabilidade enorme, são personagens que o público ama há muito tempo", conta. Ansioso pela reação do público, o artista acredita que os espectadores terão uma experiência afetiva. "Com certeza, o público vai se emocionar, pelo menos é o que eu espero", diz em tom de brincadeira.

Bruno Pimentel/Divulgação - Crédito: Bruno Pimentel/Divulgação. Pré Estréia Eduardo e Monica.
Janine Moraes/Divulgação - Cena do filme Eduardo Caption
Bruno Pimentel - 14/12/2021-Pré Estreia Eduardo e Mônica-Bruna Spínola, René Sampaio, Bianca De Felippes e Gabriel Leone
Janine Moraes/Divulgação - Cena do filme Eduardo e Mônica
Jamila Barbosa/Divulgação - O filme Eduardo & Mônica chega às telas, depois de uma série de adiamentos motivados pelos efeitos da pandemia

Expectativa

"Ela falava coisas sobre o Planalto Central", o trecho da música fez todo sentido para os 900 convidados que prestigiaram a exibição em salas do ParkShopping. Por volta das 21h, o clima era de ansiedade entre os presentes. Para Tatiana Lima, 47, amiga do diretor René Sampaio, o momento era de orgulho pelo amigo e pela obra. De acordo com ela, Legião Urbana sempre foi uma referência, tanto que, aos 13 anos, curtiu o primeiro show da banda brasiliense.

"As músicas sempre regaram toda a minha adolescência, e Eduardo e Mônica sempre foi mais especial, porque é uma canção que fala de amor, mas um amor sem preconceito, que na época não era tão comum. Nos anos 1980 eu estava em uma fase de começo de relacionamento, então a música fazia a gente pensar na nossa própria vida", comentou. Empolgada, ela acredita que o filme vai ficar para a vida.

Assim como Tatiana, o expectador Marcos Vinicius Lima, 45, também reconhece a identificação da juventude com a música que inspira o filme. "As canções sempre contaram um pouco do que a gente vivia em Brasília, e isso é muito legal. Sempre me reconheci nas letras e nas histórias, então ter um filme que consiga identificar isso, é um privilégio", disse. Amigo do diretor há anos, Marcos acompanhou algumas filmagens no Distrito Federal e declarou que o filme será um sucesso.

História

O filme, gravado em Brasília sobre o casal que se encontra e, apesar de inúmeras diferenças, se apaixona e vive uma história de amor e supera obstáculos reais, só chega às salas do país a partir de janeiro. Entretanto, Brasília foi escolhida para pré-estreia por ser o cenário desse romance.

René Sampaio é cineasta brasiliense e apaixonado pela obra de Renato Russo, tanto que já adaptou Faroeste Caboclo para o cinema. Mesmo tendo sido gravado em 2018, o lançamento do filme passou por diversos adiamentos, por conta da pandemia, pois René queria que a produção estivesse nos cinemas.

Apesar de ser uma história universal, sobre o amor e encontros inesperados, Eduardo e Mônica "toca" no coração do brasiliense de uma forma única. Quando os personagens se encontram no Parque da Cidade e o Eduardo vai de "camelo", apenas os moradores da capital entendiam que aquela gíria significa bicicleta. Russo representou a cidade como poucos e levou uma história local para todo Brasil.

Com a obra de René Sampaio, Eduardo e Mônica conquistaram o mundo e foram apresentados em festivais internacionais. Agora, finalmente, eles poderão mostrar para o público que os entende o que é "uma festa estranha com gente esquisita".