Resgate

Vídeo: Mula é resgatada no telhado de casa abandonada no Gama

O atendimento foi realizado pelo Corpo de Bombeiros do DF na manhã de domingo (12/12). Porém, o animal só foi resgatado na tarde desta segunda-feira (13/12) após sedação parcial

Uma mula foi encontrada em cima da laje de uma casa abandonada, localizada no Setor Sul do Gama, na tarde de domingo (12/12). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o animal estava agitado e com ferimentos nas patas e no nariz.

Entretanto, a mula só foi resgatada na tarde desta segunda-feira (13/12), após o atendimento especializado de um veterinário. De acordo com a corporação, ela precisou de uma sedação parcial e de um sistema de cordas com polias e tripé para conseguir descer da casa. Além disso, uma rampa serviu de auxílio para descer a mula com segurança. Veja o vídeo abaixo.

O animal havia subido pela rampa de uma escada inacabada e não conseguiu descer pelo mesmo caminho. Após o atendimento, a mula foi entregue ao proprietário para os devidos cuidados. Participaram da ocorrência nove militares e duas viaturas na região do Gama, quadra 7, lote 15.

Animais silvestres

Não é de hoje que animais precisam de ajuda no DF. Há uma semana, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) capturou duas jiboias, em menos de 24 horas. As ações foram realizadas por policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

De acordo com o BPMA, até o mês passado, 398 serpentes haviam sido capturadas no Distrito Federal. O batalhão atua no resgate de animais silvestres com segurança, para devolvê-los à natureza.

A primeira jiboia foi capturada no Setor Habitacional Jardim Botânico, no início da noite de sexta-feira (3/12). Com mais de 1,5m, o animal foi localizado por um morador da QI 29, chácaras Bela Vista, na área da casa. Segundo a PMDF, a serpente foi solta em área de mata no próprio Jardim Botânico.

A segunda cobra, com aproximadamente 1,5m, foi apreendida na manhã de sábado (4/12), na Chácara 11 do Engenho das Lajes, no Gama. A PMDF informou que a serpente estava em boas condições de saúde e foi solta na mata local.