Vem mais chuva por aí! A previsão para o Distrito Federal é de possibilidade de chuva ao longo do dia, principalmente à tarde, para esta segunda-feira (13/12). O dia será úmido, com o tempo bem instável e bastante nebulosidade na capital. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por conta da quantidade de nuvens, a temperatura máxima não deve subir muito e pode chegar a 27ºC no DF, enquanto a mínima registrada foi de 20ºC. A umidade relativa do ar ficará alta na capital com máxima de 95% e, nas horas mais quentes do dia, podendo chegar a 60%, mantendo-se elevada.
A meteorologista do Inmet Naiane Araújo avalia que as possibilidades de chuva são maiores a partir da tarde. “Há chances de chuva em qualquer hora do dia, em algum momento, especialmente a partir da tarde, pode vir uma chuva mais forte. É padrão bem característico dessa época do ano”, explica a meteorologista destacando que, como o tempo está com muita nebulosidade, a tendência é que as temperaturas não subam muito no decorrer do período.
Nos primeiros doze dias deste mês, as chuvas no DF já atingiram 70% do volume esperado na estação do Sudoeste, o que corresponde a 167,4 mm, segundo o Inmet. Em Brazlândia, ponto com o maior registro de chuvas da capital, as chuvas para dezembro estão em 80%, com 192,4 mm. Vale destacar que a média esperada para o mês inteiro é de 241,5 mm.
E as chuvas não param por aí. De acordo com a meteorologista, não há um indicativo de que tenha um intervalo de período sem chuvas para este mês. “Até pode ser que pare um ou dois dias, não venha uma chuva muito espalhada ou generalizada, mas até o fim do mês a expectativa é que a gente continue com esse ritmo, chovendo bem”, ressalta Naiane.
Com as chuvas intensas, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, conforme o alerta. Em casos de emergências ou situações de risco, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Cuidados
Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia