As nuvens que cobrem o céu da capital na manhã deste sábado (11/12) devem continuar ao longo de todo o fim de semana. Apesar da trégua da chuva em alguns pontos do Distrito Federal durante os últimos dias, as pancadas de chuva devem retornar com mais força a partir de hoje. "Estamos com uma variação de nuvens, e o sol até aparece, mas tem hora que aumenta a nebulosidade, e a previsão é de pancadas de chuvas isoladas. O tempo continua muito instável, tanto para hoje quanto para amanhã, inclusive amanhã deve aumentar mais a instabilidade", explica a meteorologista Naiane Araujo.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sábado deve se manter com muitas nuvens e a temperatura máxima pode chegar a 28ºC na capital, enquanto a mínima registrada foi de 19ºC durante a madrugada. A umidade relativa do ar ficará alta, com variação entre 50% e máxima de 95%.
Ainda segundo Naiane, o tempo instável também deve se manter ao longo do domingo com piora no volume das chuvas. Ela chama atenção para o alerta inicial de atenção emitido pela Defesa Civil, de perigo potencial. Neste caso, o cuidado deve ser mantido, pois a quantidade de chuva pode ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). “Por enquanto a gente continua com o estado de atenção, com o perigo potencial e isso vai se manter ao longo do sábado, então a recomendação é que as pessoas ainda não baixem a guarda com as chuvas que devem continuar”.
Apesar de baixo, ainda há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em casos de emergências ou situações de risco, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).