O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Antoninho Lopes morreu, aos 77 anos, na madrugada desta sexta-feira (10/12), em decorrência de falência múltipla de órgãos, depois de passar 40 dias internado.
Segundo o TJDFT, o velório será neste sábado (11/12), das 15h às 17h, na Capela Especial 6 do Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. O corpo do magistrado será cremado no domingo (12/12) às 11h, no Crematório de Valparaíso (GO). Antoninho Lopes deixa a esposa, Romeria Magela Martins, quatro filhos e cinco netos.
Saiba Mais
Antoninho Lopes nasceu na capital paulista em 1944 e ingressou na magistratura do Distrito Federal em 5 de novembro de 1990. Graduado em direito em Santos (SP), ele chegou a trabalhar na Prefeitura Municipal de Guarujá (SP), cidade onde presidiu a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O magistrado foi professor da disciplina prática forense na Universidade Católica de Santos (SP)
No DF, ocupou o cargo de juiz titular da 1ª Vara de Precatórias e atuou como juiz substituto da 8ª Zona Eleitoral em Ceilândia, além de ter sido juiz auxiliar da 3ª Zona Eleitoral, em Taguatinga.
O magistrado foi eleito membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) e, posteriormente, membro titular da Corte. Ele magistrado foi promovido ao cargo de desembargador do TJDFT em 2010, pelo critério de antiguidade.