Com a temporada de chuvas no Distrito Federal, a obstrução de bueiros e bocas-de-lobo em decorrência do lixo descartado irregularmente volta a atormentar a cidade. Alagamentos, inundações e enchentes são frequentes em várias regiões administrativas, exigindo reforço dos órgãos de zeladoria da capital federal.
Em paralelo ao trabalho emergencial de limpeza, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e o SeviçoServiço de Limpeza Urbana (SLU)têm divulgado campanhas de conscientização para que apopulação faça o descarte adequado do lixo. Ação foi intensificada nos últimos dois meses, justamente pela proximidade do período de chuvas.
Problema conhecido
O empresário e comerciante de Arniqueira, José Ribamar, 60 anos, conhece bem o problema do descarte irregular de lixo na cidade. Ele afirma que, quando chove na avenida principal da cidade, as bocas-de-lobo entopem com o lixo. "Elas não suportam a quantidade de água da chuva, então alaga tudo e fica impossível atravessar a rua. Esse problema acontece em quase toda a avenida principal do Areal, e não é um problema atual, isso já tem anos. Os lixos descartados irregularmente entopem tudo. É ruim para os comerciantes e para os moradores que precisam se deslocar na chuva", diz.
Ações necessárias
De acordo com os dados do SLU, em 2020, foram recolhidas pelo poder público 603 mil toneladas de entulho em logradouros e vias públicas, em locais inapropriados e nos dias e horários incorretos da coleta. A Subsecretaria de Desenvolvimento nas Cidades informou que, durante todo o ano de 2021, 75 mil bueiros limpos no Distrito Federal, mas a Pasta reconhece que a manutenção não é fácil e depende da população. "O governo aproveitou a estiagem nos meses de junho a novembro para reforçar a manutenção e limpeza das bocas-de-lobo nas cidades. O principal foco é desobstruir os bueiros e permitir que as águas possam escorrer livremente, sem empecilhos e evitando, assim, os alagamentos", afirmou o subsecretário Flávio Araújo.
Os papas-entulhos surgem como alternativa para o descarte de materiais que não são lixo doméstico e que colaboram com as obstruções das bocas-de-lobo. A utilização dos equipamentos cresceu, no último ano, em 100%, mas nem todas as regiões têm o equipamento. Em 2020, a quantidade disposta foi de 22,4 mil toneladas, sendo que os equipamentos não estão disponíveis em todas as regiões administrativas.
Sensibilização
O presidente do Serviço de Limpeza Urbano (SLU), Silvio de Morais Vieira, em entrevista recente ao CB Poder reiterou que o serviço de limpeza urbana trabalha, em conjunto com as administrações regionais, que possuem os papa-entulhos, e que têm um grande desafio. "Conversamos com os moradores e orientamos sobre o descarte correto. Isso tem sido bastante interessante e feito sucesso entre a população. Também orientamos que a população baixe o Coleta DF, aplicativo SLU já disponível para Android e IOS. Ele é superinteressante, além da educação ambiental, pois explica o que pode ser descartado, ele orienta como encaminhar o material, realizar a separação e informa quais os dias de coleta convencional e seletiva", pontua.
O descarte irregular de lixo é passível de multa que varia entre R$ 216 e R$ 22 mil. O subsecretário esclareceu que, além papa-entulhos distribuídos nas regiões administrativas, é possível solicitar ajuda das administrações regionais para o recolhimento do lixo depositado em locais indevidos. "Se pudéssemos pedir e deixar um recado, pedimos que a população não jogue lixo nas vias públicas e descarte corretamente o lixo e entulho — estes nos pontos do SLU. Nos ajudará bastante em manter a nossa cidade limpeza", informa.
Previsão do tempo
O alerta para evitar alagamentos é importante porque o tempo deve continuar chuvoso nos próximos dias. Hoje, a expectativa é de céu nublado pela manhã, com a possibilidade de chuva fraca pela tarde. As temperaturas variam de 17°C, como mínima, e 29°C, máxima. Segundo o Climatempo, ao longo do dia prevalecerá vento moderado, com rajadas que podem alcançar os 24km/h. A umidade relativa do ar deverá ficar entre 45% de mínima a 90% de máxima.
"Para os próximos dias, a tendência é que seja o mesmo clima. Estamos em um corredor de umidade que vem do leste do Amazonas e, querendo ou não, afeta o clima no DF trazendo essa instabilidade para o fim de semana", esclareceu a meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
*Estagiário sob a supervisão de Juliana Oliveira