A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou em dois turnos e redação, nessa terça-feira (7/12), um projeto de resolução que permite a entrada de animais domésticos de pequeno porte nas dependências do prédio. A matéria, de autoria do deputado Daniel Donizet (PL), prevê a liberação do acesso de pets com até 12kg. Como forma de comemorar, o parlamentar levou o bicho de estimação para o trabalho, nesta quarta-feira (8/12).
A norma recém-aprovada proíbe a entrada de pets que provoquem "desconforto" entre os presentes, devido à espécie, à ferocidade e à saúde do bicho, ou que comprometam a segurança das instalações ou das pessoas. A regra não vale para casos de cães de serviço, animais de suporte emocional ou aqueles com acesso permitido por meio de legislação específica.
Nas mídias sociais, Daniel Donizet publicou uma foto com um cachorro sobre a bancada do Plenário da Casa. Em outra imagem que circula na internet, o distrital aparece com o pet na tribuna da Casa, enquanto fazia um pronunciamento.
Durante a sessão desta terça-feira (8/12), o deputado se fez passar pelo animal, disse estar "muito feliz" pela possibilidade de instalação de um espaço de convivência para animais nas dependências da CLDF e pediu para que a população não solte fogos barulhentos durante as festas de final de fim de ano.
Publicação
No perfil do Instagram, o deputado se descreve como defensor dos animais e autor da lei distrital que proíbe a população de acorrentar bichos. Além disso, Donizet atua como presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Maus-Tratos aos Animais, instalada em setembro.
Em postagem publicada na plataforma, na qual aparece em uma foto ao lado do cachorro, o parlamentar escreveu: "Olha quem veio passear na CLDF. Trouxe um dos meus dogs, o Beethoven, para acompanhar o meu dia de trabalho na Câmara Legislativa. Quem vier me visitar aqui pode trazer o pet para eu conhecer. Todos serão muito bem-vindos".
Com informações da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)