EMPREENDEDORISMO

Inovação: empreendedorismo feminino são destaques em evento no DF

O Brasília Innovation Week visa fomentar o surgimento de novos negócios e fortalecer os projetos locais. Na programação, o grande destaque do evento é o empreendedorismo feminino

É de direito de toda mulher ocupar novos espaços no empreendedorismo que, majoritariamente, são ocupados por homens. O conceito de trazer inovação, então, veio à tona ganhando mais uma edição do Brasília Innovation Week, no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), que visa fomentar o surgimento de novos negócios, fortalecer os projetos locais do DF e conectar os atores-chaves do ecossistema de inovação da capital federal.

Em 2021, o Brasília Innovation Week estará na sua 3° edição, onde a iniciativa integra o projeto Startup Brasília 2030 (SB2030), realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Distrito Federal (FAP-DF) e executado pela Associação das Startups e Empreendedores Digitais (Brasil Startups).

Para o diretor-presidente da FAP, Marco Antônio Costa Júnior, o Brasília Innovation Week vai poder gerar mais capacitação e experiências aos empreendedores. "O Brasília Innovation Week é mais uma oportunidade de capacitação, geração de networking e troca de experiências que oferecemos aos nossos empreendedores para que possam se desenvolver e dar mais um passo para o desenvolvimento de negócios de impacto", disse.

Na edição, que começou na terça-feira (7/12), o destaque do evento é o foco no empreendedorismo feminino, com programação e atividades que incluem pitch com três startups lideradas por mulheres; painel do ecossistema de startups; mentorias; e workshops. Cerca de 70% das palestrantes e mentores convidados pela organização que farão a apresentação do evento são mulheres.

De acordo com a diretora da Brasil Startups, Tatiana Marques, a intenção é mudar o cenário onde poucas startups contam com fundadores ou com CEOs mulheres à frente dos empreendimentos no DF. Essa projeção, segundo Tatiana, é expandir para outras ações previstas no projeto.

“Iremos ofertar dentro do projeto 45 capacitações, sendo livre a participação, e vamos fazer incentivos para que as mulheres se apropriem de todas as oportunidades existentes no mercado. Assim como também vamos buscar mapear startups que tenham mulheres na liderança para que sejam apresentadas para investidores, entre outras iniciativas, e para colocar em evidência as mulheres do nosso ecossistema”, pontua.

O projeto ainda visa a criação de uma comunidade para mulheres empreendedoras. A intenção é pensar em soluções em conjunto para fortalecer e incentivar a participação feminina no ecossistema. O grupo ainda terá a missão de mapear as iniciativas existentes e, também, viabilizar a criação de um programa próprio para apoiar as empreendedoras. O evento é gratuito.

Evento

Local: Parque Tecnológico de Brasília – BIOTIC, Lote 4, Granja do Torto

Quando: 7 a 11 de dezembro

Horário: 7 a 9 de dezembro, das 16h às 21h, 10 de dezembro, das 15h30 às 21h e 11 de dezembro, das 9h às 12h

Inscrições e programação: https://bit.ly/eventos-brasilstartups