Um levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde do DF na última segunda-feira (6/12) mostrou que cerca de 220 mil pessoas que já poderiam ter recebido a segunda dose da vacina contra a covid-19 ainda não compareceram a um local de vacinação. De acordo com a pasta, uma das explicações para o atraso é o novo prazo para a segunda dose: 28 dias após a primeira aplicação, no caso da CoronaVac; e de 56 dias ou oito semanas para AstraZeneca ou Pfizer-BioNTech, independentemente da data prevista no cartão.
“Aqui no DF temos todas as doses disponíveis para a população”, afirma o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero. Ele lembra que há também disponibilidade para quem, por qualquer motivo, ainda não tomou a primeira dose. Também é aplicada a dose de reforço para todos que completaram o ciclo vacinal há cinco meses. “Se você vai viajar e ainda não observou esse detalhe da vacina, é fundamental, até para ir com mais tranquilidade”, aconselha o gestor.
Ampliação da vacinação
A partir desta quarta-feira (8/12), a população adulta do Distrito Federal que ainda não recebeu a primeira dose (D1) da vacina contra a covid-19 poderá escolher qual imunizante tomar. A decisão ocorre no momento em que a Secretaria de Saúde possui mais de um milhão de doses das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer-BioNTech para aplicação da D1, D2 e reforço. Na última semana, o DF recebeu imunizantes da AstraZeneca e Pfizer para primeira dose em adultos, somados ao quantitativo de CoronaVac já existente na Rede de Frio Central. Confira os locais para se vacinar aqui.
*Com informações da Secretaria de Saúde