A partir desta quarta-feira (8/12), a população adulta da capital que ainda não recebeu a primeira dose (D1) da vacina contra o novo coronavírus poderá escolher a farmacêutica do imunizante. Para os jovens com idades entre entre 12 e 17 anos, as regras continuam a mesma, ou seja, sem possibilidade de escolha da vacina para a aplicação da dose.
Os locais estão divididos entre postos para quem precisa receber a primeira dose (D1), a segunda (D2), além das doses de reforço — para idosos, profissionais da saúde — e da dose adicional — para imunossuprimidos. Para se vacinar, não há necessidade de agendamento.
Nos pontos diurnos, a vacinação começa às 8h em diversos locais espalhados pela cidade. Em algumas unidades haverá atendimentos noturnos, onde a aplicação do imunizante ocorre até às 22h para pedestres ou em formato drive-thru, conforme indicado pela Secretaria de Saúde. Como cada local vai atender a um grupo específico, é importante prestar atenção à lista divulgada pelo GDF com as informações de horário e o tipo de público (leia abaixo).
Na capital, estão aptos a tomar a dose de reforço (D3) os profissionais de saúde e as pessoas com 18 anos ou mais que receberam a D2 há, pelo menos, cinco meses; as doses adicionais são aplicadas em pessoas imunossuprimidas graves que receberam a segunda aplicação há, pelo menos, 28 dias.