Previsão do tempo

Prepare o guarda-chuva: DF terá máxima de 29ºC, com chuvas nesta quarta

Umidade e temperaturas elevadas intensificam as possibilidades de chuva no período. Até o momento, a capital já registrou 60% da média para o mês de dezembro

A previsão para o Distrito Federal é de mais chuvas, principalmente à tarde, para esta quarta-feira (8/12). Seguindo os dias anteriores, o dia começou com muitas nuvens e algumas aberturas de sol na capital. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a nebulosidade mais variada não descarta alguma chuva de forma isolada logo pela manhã. A temperatura máxima pode chegar a 29ºC no DF, enquanto a mínima registrada foi de 16ºC na região de Águas Emendadas.

Apesar da pequena chance de chuvas pela manhã, o meteorologista do Inmet Heráclio Alves avalia que as possibilidades de chuva são maiores a partir da tarde. "Com o aquecimento e as temperaturas em elevação, essa nebulosidade tende a intensificar e aumentar as chances das pancadas de chuva no período da tarde e da noite", explica o meteorologista destacando também a possibilidade de trovoadas isoladas.

A umidade relativa do ar ficará alta na capital com máxima de 95% e, nas horas mais quentes do dia, podendo chegar a 60%, mantendo-se elevada. "Essa combinação de temperatura e umidade elevada intensifica essa nebulosidade e, com isso, vem as pancadas de chuva", destaca Heráclio.

Até a manhã desta quarta-feira, as chuvas no DF já atingiram 60% da média esperada para o mês. Segundo o Inmet, o mês de dezembro registra uma média de 241,5mm. No entanto, somente nesses primeiros dias, a estação de Brazlândia registrou 169,2 mm e a do Sudoeste ficou em 146,4 mm. “A previsão para dezembro era de chuvas acima da média, então está batendo com o esperado, assim como foi o mês de novembro”, pontua o meteorologista.

Com as chuvas intensas, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, conforme o alerta. Em casos de emergências ou situações de risco, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Cuidados

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.