O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) acionou a Defesa Civil do DF (DCDF) para que fosse realizada uma vistoria técnica em habitações com risco de desabamento nas Quadras 1 e 10, da Vila Rabelo, em Sobradinho II.
Quatro casas foram totalmente interditadas e duas parcialmente. Ao todo, foram retiradas quatro famílias com dezenove pessoas — sete adultos e doze crianças. Os desabrigados não aceitaram o deslocamento para abrigos temporários custeados pelo Governo do DF (GDF) e optaram por ficar em casas de parentes e vizinhos.
Na região de Sobradinho, os agentes da defesa civil verificaram a iminência do risco de desabamento por colapso estrutural, podendo gerar risco para imóveis vizinhos. Além das evidências constatadas como rachaduras, foram relatados estalos ouvidos pelos moradores.
Visando acolher as famílias, foram acionados o Supervisor Técnico e a Gerência de Proteção Comunitária da região. Uma segunda equipe, com Agentes da Coordenação de Gestão de Riscos de Desastres interrompeu imediatamente as ações e partiu para o atendimento.
Além disso, participaram da ação a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que cadastrou as famílias afetadas, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (CODHAB) e a Administração Regional.
Com informações da Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF)