O Correio Braziliense recebeu quatro honrarias do Governo do Distrito Federal (GDF), ontem. Por meio de duas ações que homenagearam cerca de 650 figuras da capital do país com as medalhas do Mérito Buriti e Mérito Economia, o Palácio do Buriti prestigiou profissionais como jornalistas, servidores públicos, deputados e empresários de diferentes áreas.
Em cerimônia promovida na noite de ontem, no Lago Sul, a Secretaria de Economia concedeu medalhas ao vice-presidente do Correio, Guilherme Augusto Machado; à chefe de redação, Ana Dubeux; bem como às jornalistas e colunistas Ana Maria Campos, da Eixo Capital, e Samanta Sallum, da Capital S/A.
O vice-presidente do jornal destacou a importância do veículo de comunicação para o crescimento do setor econômico do DF. "É o reconhecimento do esforço e do trabalho durante o período difícil da pandemia da covid-19, quando o Correio, como sempre, esteve presente todos os dias, informando e mostrando o panorama do que acontecia, para que o impacto na economia fosse o menor possível", declarou Guilherme Machado.
Na ocasião, o secretário de Economia do DF, André Clemente, agradeceu os serviços prestados pelos homenageados, após condecorar o governador Ibaneis Rocha (MDB) e o vice-governador Paco Britto (Avante). "São cidadãos que, dia após dia, entregam coragem, determinação e empreendedorismo, gerando renda e economia para o DF", elogiou o secretário.
Buriti
Mais cedo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Ibaneis havia entregado a Medalha do Mérito Buriti de 2021 a 442 cidadãos. O reconhecimento é uma tradição da capital e é concedido desde 1970. Os homenageados são pessoas cujo trabalho dedicado e zeloso contribuiu para o serviço público e a comunidade do DF. Entre os homenageados, Ana Dubeux e Ana Maria Campos também representaram o Correio.
Ibaneis destacou a importância de bons profissionais nos veículos de comunicação. "A gente precisa que todos à frente de órgãos de comunicação tenham essa atenção, que sejam um órgão de divulgação das necessidades da população, mas que saibam fazer esse também esse trabalho de prestação de serviços que as emissoras fazem no DF", homenageou.
Cãodecorados
Além dos brasilienses prestigiados, os cães policiais do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foram condecorados. Barney, Benhur, Cherry, Kalel, e Xena receberam o mérito. Outro animal que receberia a medalha seria o Eddy, que faleceu no mês passado, aos 4 anos, mas não deixou de ser homenageado in memorian.
Xena compareceu à solenidade ao lado do parceiro, o sargento Flávio Reis. Dos 13 anos de vida, a cadela dedicou oito deles na busca por substâncias e drogas. Na reserva há cinco anos, Xena foi reconhecida como a melhor cadela do BPCães.