Como forma de reconhecer o trabalho de pessoas que contribuíram para o funcionalismo e melhoraria da produtividade ou redução de gastos públicos do DF, o Governo do Distrito Federal (GDF) condecorou 442 brasilienses com a Medalha do Mérito Buriti de 2021. A solenidade de entrega das condecorações ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na manhã desta segunda-feira (6/12).
O governador Ibaneis Rocha (MDB) foi o primeiro condecorado. O chefe do Executivo ressaltou a relevância da cerimônia. “Esse é um momento muito importante na administração pública, quando você tem a oportunidade de homenagear pessoas que prestaram serviço à cidade, bons profissionais, cada um nas suas áreas. É hora de expressar um pouco do carinho que nós temos por todos eles”, disse.
A homenagem tem como objetivo honrar agentes públicos e membros da sociedade civil pela dedicação e zelo no desempenho das funções e por relevantes serviços prestados à sociedade e ao GDF. Receberam a medalha secretários de estado, diretores de empresas públicas, parlamentares, representantes de instituições, empresários, servidores públicos e também cães que auxiliam as forças policiais.
Aos secretários de estado do governo, Ibaneis Rocha entregou a medalha pessoalmente. “Todos os secretários que estão recebendo essa homenagem com certeza podem colocar na cabeça que o trabalho é reconhecido. Ser secretário de estado é muito trabalho e tem péssima remuneração, mas eles realmente fazem um excelente trabalho pela sociedade que é reconhecido pela população do DF”, apontou.
A Diretora de Redação do Correio Braziliense, Ana Dubeux, e a jornalista Ana Maria Campos também foram condecoradas com a medalha pelo excelente serviço prestado. Ibaneis destacou a importância de bons profissionais nos veículos de comunicação. “A gente precisa que todos à frente de órgãos de comunicação tenham essa atenção, que sejam um órgão de divulgação das necessidades da população, mas que saibam fazer também esse trabalho de prestação de serviços que as emissoras fazem no DF.”
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, também recebeu uma medalha reconhecendo os esforços da secretaria em prol da população do DF. “É sempre muito importante ter nosso trabalho reconhecido, não só da secretária, mas também dos vários servidores da Secretaria de Justiça que foram agraciados hoje. E isso mostra que somos um time e estamos todos envolvidos para fazer melhorias para a população do DF. Com certeza é sempre um mérito muito grande receber uma medalha do nosso governador”, disse.
Outros secretários de estado do DF que também receberam a condecoração foram a secretária da Educação, Hélvia Paranaguá; o Segurança Pública, Júlio Danilo; o da Cultura, Bartolomeu Rodrigues; o do Trabalho, Thales Mendes; da Saúde, Manoel Pafiadache; e o secretário do do Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira.
A medalha
A Medalha do Mérito Buriti é uma tradição no Distrito Federal. Na década de 1970, foi editado o Decreto nº 1.488, que instituiu a congratulação para servidores com o mínimo de dez anos de efetivo exercício.
Em novembro de 2019, um novo texto publicado no Diário Oficial do DF atualizou o primeiro. A honraria é uma insígnia circular em dourado fosco. De um lado, ela tem um espécime de buriti desenhado em alto-relevo brilhoso. Do outro, as palavras Brasília e Distrito Federal.
As indicações para receber a Medalha do Mérito Buriti são exclusivas do governador, do vice-governador, dos Secretários de Estado, das autoridades de hierarquia equivalente e dos integrantes do Conselho da Medalha do Mérito Buriti, que tem papel de analisar os nomes.
O Conselho da Medalha hoje é composto pelo Presidente de Honra, o governador Ibaneis Rocha; pelo Presidente do Conselho, o secretário de Economia André Clemente; e também o Chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha; o secretário de Governo, José Humberto; chefe de gabinete do governo Juliana Monice; o chefe da Casa Militar, Coronel Emerson de Andrade; e a chefe executiva do cerimonial, Lorena do Nascimento Teixeira.