Tempo

Choveu e pra valer no DF. Vem mais temporal por aí

Apesar do grande volume de água, o trânsito permaneceu tranquilo no centro da capital federal, mas os fortes ventos provocaram estragos em outras regiões

A chuva forte chegou ao Distrito Federal no fim da tarde desta quarta-feira (1/12). No Eixo Monumental, altura da Torre de TV, a chuva intensa dificultou a visibilidade dos motoristas. Além disso, os pedestres esconderam embaixo das paradas de ônibus, pegos de surpresa com o temporal. A tesourinha entre as quadras 201 e 202 norte ficou totalmente alagada no início da noite.

Na última parada de ônibus do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), no momento mais crítico da chuva, por volta de 17h30, os passageiros tiveram que subir em cima do banco da parada para buscar refúgio. Encolhidos e com os guarda-chuvas abertos, os trabalhadores evitavam as poças e tentavam proteger mochilas e celulares.

No centro da capital, a Rodoviária do Plano Piloto e o Shopping Conjunto Nacional acolhia os brasilienses que tentavam voltar para casa. Apesar do grande volume de água, o trânsito estava fluindo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu em torno de 35,6mm entre 17h às 19h na estação do Sudoeste.

"A nossa área central é um pouco mais estruturada, então dependendo de onde cai a chuva, você não percebe tanto o impacto. Mas o exemplo clássico são as tesourinhas que ficam alagadas", explica o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia.

Outras regiões do DF com registro de chuva são o Parque Nacional de Brasília (PNB), Paranoá, Gama e Santa Maria. Até as 18h40 desta quarta-feira (1º/12), a umidade relativa do ar estava entre 69% e 94%. "Na virada de horas, de 17h para as 18h, a temperatura caiu de 25ºC para 18ºC", acrescenta o especialista.

Às 10h desta quarta-feira, o Inmet emitiu alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas no DF. O instituto informa que deve cair entre 20 e 30 mm/h de chuva ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h. O comunicado é válido até as 10h desta quarta-feira (2/12).

Próximos dias

Para esta quinta-feira (2/12), a previsão é de um dia parecido com hoje, com muitas nuvens e pancadas de chuvas e trovoadas a partir da tarde e pode chover forte. A temperatura deve variar entre 18ºC e 29ºC, com umidade de 55% a 95%. Olívio destaca que a Zona de Convergência do Atlântico Sul, vinda da Amazônia, deve se formar nesta noite.

"As chuvas neste período são basicamente assim, o que alimenta é calor e umidade, com massas de ar quentes e úmidas, com alguns sistemas como as zonas de convergências, o que aumenta a instabilidade em determinada área", complementa o meteorologista do Inmet.

Olívio adianta que até o próximo domingo (4/12), o tempo deve permanecer instável com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. "Provavelmente esteja novamente com aviso", conclui.

Carlos Vieira/CB/D.A.Press - Chuva causou alagamento na tesourinha entre as quadras 201 e 202 Norte
Carlos Vieira/CB/D.A.Press - Chuva causou alagamento na tesourinha entre as quadras 201 e 202 Norte
Carlos Vieira/CB/D.A.Press - Chuva causou alagamento na quadra 202 Norte
Carlos Vieira/CB/D.A.Press - Pessoas se abrigam embaixo do shopping Conjunto Nacional para se protegerem da chuva
Carlos Vieira/CB/D.A.Press - Durante chuva no fim da tarde, céu fica nublado perto do Conjunto Nacional
Carlos Vieira/CB/D.A.Press - Nuvens de chuva carregadas sob Esplanada dos Ministérios

Estragos

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) a corporação recebeu alguns chamados em decorrência da chuva. Em São Sebastião, a caixa d'água de uma casa caiu por volta das 17h após a forte ventania. Na mesma cidade, uma residência na rua 39, casa 201, da Vila Nova está alagada, mas sem pessoas feridas.

O CBMDF também foi acionado para uma colisão entre veículos na pista que dá acesso à Estrutural e o Guará 1, próximo ao Jockey Club. Até a publicação desta reportagem, a corporação não soube confirmar quais são os automóveis envolvidos na batida.

Saiba Mais

Confira abaixo um vídeo do Corpo de Bombeiros Militar do DF do alagamento nas tesourinhas entre as quadra 510 e 511 Norte.