O governador Ibaneis Rocha (MDB) avalia que o momento não é de desespero em relação à variante ômicron do coronavírus. Segundo o governador, a Secretaria de Saúde acompanha os exames de um caso suspeito na capital. A pessoa teria vindo recentemente de uma viagem da África.
"Por enquanto, nós não temos com o que nos assustar. A última variante, que foi a delta, todo mundo se assustou no início e ela terminou não causando nenhuma tipo de prejuízo à população e nenhum tipo de retrocesso", destacou o governador, após o evento de assinatura do termo da ordem de serviço para o início da construção da terceira saída de Águas Claras na manhã desta quarta-feira (1°/12).
Questionado sob a nova variante e as medidas restritivas, Ibaneis ressaltou que é importante manter os cuidados, vacinar a população e analisar os números relacionados a covid-19. "Nós vamos trabalhar e observar os dados todos. Não podemos ficar assustados. Temos que nos vacinar e tomar os determinados cuidados que são necessários, mas nós vamos ter que enfrentar várias variantes, essa vai ser só mais uma delas", pontuou o governador.
Segundo Ibaneis, um caso da variante ômicron é investigado na capital e o resultados devem sair nos próximos dias. "Temos aqui no DF um caso sob análise de uma pessoa que veio da África. A gente espera que amanhã ou depois tenha a conclusão do mapeamento que esta sendo feito pela Secretaria de Saúde", acrescentou.
Réveillon
Devido a nova variante, a festa pública de réveillon foi cancelada, conforme comunicado emitido pelo governador nesta terça-feira (30/11). "Em relação ao réveillon, foi uma decisão completamente como precaução para esse momento", ressaltou Ibaneis. Sob medidas restritivas de festas particulares de ano-novo, o governador destacou que a medida, por enquanto, é apenas para a comemoração pública.