A Defesa Civil iniciará, nesta terça-feira (28/12), uma campanha de solidarização com o recebimento de alimentos não perecíveis (cestas básicas), produtos de higiene pessoal, limpeza, cobertores e garrafas de água potável para doação aos municípios da Bahia devastados pelas enchentes dos últimos dias. O tenente-coronel Vieira, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), comentou sobre a necessidade de ajudar o povo baiano. “A Defesa Civil sozinha não será capaz de ajudar as pessoas que necessitam de nosso apoio, a grande força está na vontade de nossa sociedade em colaborar com doações em prol das comunidades afetadas”, disse ao Correio.
Bombeiros do DF encaminhados para a Bahia
Pela manhã, 20 militares do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) viajaram para a Bahia com a missão de ajudar nas buscas por vítimas atingidas pelas enchentes. O governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou nas redes sociais sobre a rede de solidariedade.
“Devido às fortes chuvas que ocasionaram enchentes no sul da Bahia, enviamos reforços de bombeiros para ajudar no socorro às vítimas. As equipes embarcaram em 2 caminhões, 4 caminhonetes e 4 embarcações. Toda solidariedade do Governo do Distrito Federal às vítimas dessa tragédia e seus familiares”, comentou o chefe do Executivo local.
Situação de emergência
No domingo (26/12), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), publicou um decreto adicionando novos municípios baianos em situação de emergência por conta das enchentes que atingem o estado. Agora, 72 cidades estão com a medida vigente — até este sábado (25/12), eram 25.
As cidades que agora estão em situação de emergência são: Anagé, Angical, Arataca, Aurelino Leal, Barra do Choça, Belo Campo, Brejolândia, Caatiba, Caetanos, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Cotegipe, Dário Meira, Firmino Alves, Floresta Azul, Gandu, Governador Mangabeira, Ibicaraí, Ibipeba, Igrapiúna, Iguaí, Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itapé, Itapetinga, Itapitanga, Itaquara, Itororó, Jequié, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino, Marcionílio Souza, Milagres, Pau Brasil, Poções, Santanópolis, Santa Inês, Sapeaçu, Ubaíra, Ubatã, Uruçuca, Valença, Vitória da Conquista e Wanderley.
A secretária de Saúde do município de Itabuna, Lívia Mendes, um dos mais atingidos pela enchente que atinge o estado, utilizou das redes sociais para fazer um apelo. “Estamos precisando de medicamentos, seja infantil, adulto, dor. Estamos precisando também de roupas, colchões e agasalhos. Toda ajuda é bem-vinda, seja ela por onde for. Nos ajude!”.
Quem quiser ajudar, pode levar a contribuição nos quartéis da PMDF, do CBMDF e delegacias.
*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.