O número de novos casos de covid-19 apresentou uma queda no Distrito Federal, nesta terça-feira (21/12), em relação ao dia anterior. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (SES), foram registrados 42 casos, 31 a menos. Com isso, 518.686 pessoas testaram positivo para a covid-19 na capital, sendo que 97,8% já estão recuperadas.
A média móvel de novos casos positivos está em 43, comparado há duas semanas, com queda de 52,85%. Com os novos registros, o DF soma 514.733 casos confirmados. Desses, 500.538 (97,2%) estão recuperados.
A taxa de transmissão está em 0,84. O valor é o indicador que mede a reprodução da pandemia e mostra que cada 100 pessoas com covid-19 podem infectar, em média, outras 84, como apresentado na taxa registrada nesta segunda-feira. Valores menores que 1 apontam cenário sob controle.
Além disso, foram notificados mais três óbitos em decorrência da doença, sendo todos moradores do DF. A mulher e dois homens apresentavam alguma comorbidade e tinham em comum a cardiopatia. Uma das mortes ocorreu no dia 2 de outubro. As outras foram nos dias 19 e 20 de dezembro. Com isso, 11.090 pessoas vieram a óbito. A média móvel de mortes encontra-se em 4,2, o menor valor desde o dia 14 de dezembro.
Dose de reforço
Vale destacar que a terceira dose da vacina contra a covid-19 teve uma redução do intervalo para a aplicação. Quem completou o ciclo vacinal há quatro meses pode receber a dose de reforço do imunizante. Para isso, basta procurar um posto de saúde que ofereça a vacina.
Anteriormente, o prazo entre a segunda e terceira dose era de cinco meses, com exceção dos imunossuprimidos que o intervalo é de 28 dias. A redução do período para a aplicação do reforço da vacina ocorreu após sinalização do Ministério da Saúde.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.