A 10 dias de acabar o mês, dezembro já bateu em 22% a meta de chuva esperada para o período. A previsão era chover cerca de 241,5 mm, no entanto, com as chuvas deste domingo (19/12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já contabilizou 295,8 mm. E a expectativa é que as pancadas e a instabilidade do tempo continuem ao longo de toda esta semana.
Meteorologista do Inmet, Cléber Souza, explica que “uma frente fria está canalizando a umidade da Amazônia para cá (DF), o que tem aumentando as chuvas”. No entanto, pontua: “o mês de dezembro é o mais chuvoso, então é natural que ele tenha essa tendência”.
Durante a manhã desta segunda-feira (20/12), o Distrito Federal registrou mínima de 18ºC e máxima de 27ºC. Em relação a umidade relativa do ar, durante a manhã ela se mantém em 95% e durante a tarde cai para 55%.
“As pancadas de chuva podem ter trovoadas e ficam mais intensas durante a tarde”, afirma. Até as 10h desta segunda-feira, o DF está em alerta laranja, com ventos que podem chegar entre 60km/h e 100km/h. Além disso, o Inmet pontua os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Fique atento:
- Em caso de rajadas de ventos não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia, sempre que possível;
- Em caso de dúvida, acione a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.